quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Feira Cultural - Dia da Consciência Negra


Preconceito é uma ideia preconcebida sobre os outros, sobre os diferentes, sobre os quais não temos conhecimento. A matéria prima do preconceito é a diferença, tanto de gênero, idade, geração, classe social e cor.
Para estabelecer um amplo debate sobre este mal que está arraigado na sociedade brasileira, foi elaborada pelo Congresso Nacional em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639  que incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra ao Calendário Escolar. A mesma lei torna obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e Cultura Afro-brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.
 Seguindo esta responsabilidade formadora atribuída às instituições de ensino, no dia vinte de novembro de 2014 o Colégio Ômega comemorou junto a toda comunidade escolar, a diversidade cultural trazida pelos negros ao Brasil. Os alunos demonstraram através de diversas vertentes toda a variedade e complexidade da contribuição negra para os dias atuais, sons, vestimentas, capoeira, culinária e influência religiosa presentes em nosso dia a dia e que em certos momentos nem mesmo são percebidos.
Apenas com o conhecimento é possível romper barreiras que há tanto tempo estão presentes em nossa sociedade, e a escola tem papel fundamental para quebrar estes preconceitos. Parabéns a todos os alunos, professores, funcionários e direção do Colégio Ômega pelo trabalho realizado que nos proporcionou uma interação muito rica com a influência africana no nosso cotidiano.

“Preconceito é falta de conhecimento, temos que desvendar e respeitar os outros pelas suas diferenças.
 Felipe de Melo Fernandes Machado
Professor de História


























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário