sexta-feira, 10 de abril de 2015

Momento aprendizado diferente!

        A capoeira tem sido uma das manifestações culturais brasileiras mais estudadas e debatidas na atualidade, ganhando espaço em jornais, revistas, livros, conquistando grande interesse não só dos intelectuais, mas também daqueles que a ciência costuma denominar de “camadas populares”.
      Nos últimos cem anos o interesse sobre o tema cresceu vertiginosamente. Assim, diferentes abordagens foram produzidas, o que contribuiu para criar inúmeros significados e interpretações sobre sua origem, dificultando um consenso no campo dos estudos da cultura.
          A origem da capoeira, se africana ou brasileira, é motivo de discussão até os dias de hoje. Mesmo as figuras mais representativas, como mestre Bimba e mestre Pastinha, divergiam a esse respeito.
          “Os negros, sim, eram africanos, mas a capoeira é de Cachoeira, Santo Amaro e ilha de Maré, camarado!” (MESTRE BIMBA apud NETO, 1992, p.20).
          “... capoeira veio da África, africano quem lutou ...” (MESTRE PASTINHA apud NETO, 1992, p.20).
Na tarde de ontem, nossos alunos se encantaram e tiveram a oportunidade de "ensaiar" alguns passos de capoeira. Quem sabe daí surgirão grandes mestres desta modalidade.
Nosso agradecimento a todos os componentes...






















Nenhum comentário:

Postar um comentário